Vender Mais em Tempos de Crise

Não é novidade que a situação econômica presente em decorrência do Coronavírus está afetando principalmente as pequenas empresas. Você empresário se pergunta sobre alguma maneira de vencer esse desafio e converter vendas mesmo com as portas fechadas? Se a resposta for sim, as dicas abaixo são para você!

Acreditamos que é possível vender mesmo em um momento como esse. Porém, não é tão fácil como falar, infelizmente não existe uma receita ou fórmula mágica capaz de mudar essa situação num piscar de olhos e sim o conjunto de várias ações e práticas de acordo com o seu tipo de negócio.

Pensando nisso separamos algumas dicas que podem ser assertivas para sua empresa reduzir os impactos atuais e transformar a crise em oportunidade:

Defina o perfil do seu cliente

Antes de tomar qualquer iniciativa, observe o comportamento do seu cliente, defina qual é o perfil dele e principalmente quais meios online ele utiliza. Será que ele está no Instagram, Facebook ou é do tipo que não aderiu a essas redes e se mantém apenas com o WhatsApp?

Novas ferramentas de venda

É hora de explorar várias plataformas e não se limitar ao de sempre. Por exemplo, no setor alimentício, que tal se cadastrar em aplicativos de delivery? Para comércios e serviços no geral, boas opções são OLX, Mercado Livre, Enjoei e talvez a ferramenta de Marketplace do Facebook.

Lembre-se que alguém pode estar procurando exatamente o que você vende através dessas ferramentas listadas anteriormente, adota-las será uma maneira de se tornar conhecido e até mesmo despertar o interesse de quem a primeiro momento só estava pesquisando.

Chegue até seu cliente

Esteja aberto para inovar e implementar soluções. Isso vale para qualquer momento, não apenas para pandemia. É preciso encontrar maneiras de superar os problemas causados pela crise e atender as necessidades do seu cliente. Já que ele não pode ir até sua empresa, o essencial é que você chegue até seu consumidor.

Trabalhe a comunicação

Comunique-se através das redes sociais, depois de definir qual o perfil do seu cliente e onde ele está, comece a produzir postagens periódicas, interaja e principalmente promova seu produto.

Para quem não sabe o que começar a postar, se inspire nos concorrentes ou empresas parecidas com a sua e mantenha atualizado seu catálogo de produtos nas redes sociais.

ERP KIRON

Nossa dica é trabalhar com parcerias, é muito vantajoso alguém que possui o mesmo público que você divulgar seus produtos ou serviços.

WhatsApp Business a seu favor

Outra forma de conversar com seu cliente é instalando o WhatsApp Business, a ferramenta auxilia no processo de comunicação direta. Ótimas funcionalidades para o seu pequeno negócio são o catálogo de produto, lista de transmissão e a facilidade em gerar links. Seja como canal de venda, solicitações de atendimento ou para tirar dúvidas, utilize-o ao máximo.

Para quem já possui uma lista de contatos, é interessante investir em Remarketing. Divulgue no status e por lista de transmissão todas as novidades.

Clique para conferir as 7 funções úteis do app para negócios que o site da Tech Tudo compartilhou.

Invista em serviços de entrega e drive-in

Que tal trabalhar com horários de entrega flexíveis? Não apenas no horário comercial, oferecer horários alternativos pode ser um grande diferencial. E para agradar é preciso ficar atento aos prazos, os consumidores buscam um serviço rápido e seguro.

Formas de pagamento

As diversificações nos meios de pagamento também são essenciais. Esteja preparado para atender todos os tipos de clientes, desde o que vai pagar à vista, no cartão de débito, crédito ou com as novas tendências de pagamento por dispositivo móvel.

Crie promoções

Hora de usar a criatividade para criar promoções. Ofertas e benefícios por tempo limitado são um ótimo gatilho para impulsionar a compra.
Outro segredo é abusar do Upsell, ofereça um adicional por um preço vantajoso, um exemplo muito conhecido de quem utiliza essa técnica é a rede de fast food McDonald’s, quando pedimos um combo de lanche e logo ouvimos a frase “batata grande por mais 1 real?”.
Com certeza isso vai ser uma ótima maneira de aumentar seu faturamento.

Dica extra

Aproveite esse momento para se capacitar e adquirir novos conhecimentos. O SEBRAE desenvolveu vários cursos online gratuitos focados em habilidades empreendedoras e de gestão.
Vale a pena conferir, sem dúvidas vai te auxiliar a planejar o crescimento das suas vendas.

Por fim se mantenha atento com os sinais que o seu consumidor dará, as necessidades dele pode ser uma oportunidade de inovação para o seu portfólio de produtos/serviços. Algumas mudanças no comportamento de consumo provavelmente se preservarão mesmo depois da crise. Planeje e adapte essas dicas de acordo com sua empresa, seja criativo e trabalhe sempre com ética.

Se você tiver dúvidas ou desejar fazer suas considerações, deixe seu comentário!

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