Google Meu Negócio para MPEs

Confira o guia completo sobre essa ferramenta gratuita que ajuda a impulsionar seus resultados!

Nossa dica é para quem principalmente está procurando se destacar no meio digital. Se você ainda não conhece o Google Meu Negócio, está perdendo tempo e uma ótima oportunidade de divulgação GRATUITA, nos buscadores do Google.

Essa ferramenta é muito eficiente para aumentar a interação, bem como captação de novos clientes, já que segundo o próprio Google, as empresas verificadas têm o dobro de chances de serem consideradas de confiança pelos usuários, garantindo ótimos resultados para quem não dispõe de muito recurso financeiro para apostar em campanhas de divulgação.

Nesse artigo vamos explicar sobre o que se trata esse mecanismo, quais seus benefícios para Mrico e Pequenas empresas (MPEs), quem pode se cadastrar e o passo a passo para utilizá-lo:

Afinal, o que é o Google Meu Negócio?

O Meu Negócio, ou mais conhecido como Google My Business, é um aplicativo do Google para cadastrar informações institucionais e para que seus produtos ou serviços sejam encontrados com maior facilidade no próprio buscador. Possui uma interface bastante intuitiva, podendo ser gerenciada até mesmo por quem não dispõe de conhecimento técnico.

Resumidamente o algoritmo do Google trabalha oferecendo visibilidade aos usuários, identificando referências comerciais e mostrando locais relacionados nas proximidades. Além de passar orientações, como: contatos, horário de funcionamento, horário de pico, comentário de clientes sobre seus produtos/serviços, acesso a links externos como redes sociais e exibir fotos da sua empresa e produtos.

Um exemplo de como funciona:

Você digita “Restaurantes”, ou alguma outra palavra-chave relacionada a isso, no campo de buscas do Google. Logo será mostrada diversas opções relacionadas à sua busca, sobretudo aquelas que estão mais próximas à sua localização de origem. Assim, ao cadastrar suas informações, fica mais fácil que seus clientes te descubram.

Quais são os benefícios dessa ferramenta?

1# Exposição gratuita para sua empresa

Em tempos de crise, nada melhor que uma propaganda gratuita, não é mesmo? Pois, essa é justamente uma das vantagens desse recurso, sua empresa será exposta nas pesquisas correspondentes de forma gratuita e aumentará oportunidades de fechar negócios. Aliais “é preciso ser visto para ser lembrado”.

2# Aumento do tráfego online e físico

As chances de quem descobre seu estabelecimento através da ferramenta, visitar seu site ou sua loja física é maior, visto que elas já estão em um momento bastante avançado do seu processo decisório de compra.

3# Interação com os clientes

Através dos recursos disponíveis é possível trabalhar a interação com clientes. Ao deixar comentários, fotos, vídeos, você tem a oportunidade de responde-los, tirar suas dúvidas e aumentar seu engajamento.

4# Reforço do seu marketing digital

Ao criar sua Ficha, como o próprio Google chama os perfis no Google Meu Negócio, suas estratégias de divulgação serão reforçadas e sua empresa contara com uma nova fonte de tráfego qualificado. Por meio desse canal você adiciona links de redes sociais, site, blog…

5# Acompanhar sua reputação

É possível acompanhar sua reputação. Aproveite os comentários e avaliações dos clientes para saber os pontos que precisam ser melhorados. Em caso de problemas se disponha para resolver e sempre responda os questionamentos de maneira educada.

6# Maior confiabilidade do seu negócio

Em meio a tantos concorrentes, é fundamental contar com esse recurso para agregar credibilidade ao seu negócio. Os clientes compram de quem transmite segurança.

Quem pode se cadastrar?

Segundo as diretrizes para sua empresa se qualificar no Google do Meu Negócio, precisa:

– Apenas atender em local do cliente ou um lugar físico que as pessoas possam visitar.

E as que não se qualificam para ter um perfil, são:

– Propriedades disponíveis para aluguel ou venda, como casas de férias, casas-modelo ou apartamentos vagos.

– Um serviço contínuo, aula ou reunião em um local que não é de sua propriedade, ou que você não tem autoridade para representar

– Agentes ou empresas de geração de leads

Clique aqui, para conferir outras diretrizes importantes do Google Meu Negócio!

Como se cadastrar no Google Meu Negócio?

1- O primeiro passo é acessar o Google Meu Negócio e clicar em “Gerenciar agora”.

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2- Digitar o nome da sua empresa no espaço indicado com a lupa.

3- Confirme o nome da sua empresa e clique em “Próxima”.

4- Digite sua categoria e selecione a opção que melhor se enquadra ao seu negócio.

5- Selecione “Sim” se você tiver espaço físico, ou “Não” caso o contrário.

6- Se você selecionou que sua loja possui espaço físico, digite o endereço. Para quem não conta com local próprio para atendimento ao cliente, digite as localizações que atente.


7- Confirme a localização apontada pelo Google Maps. Se necessário, redefina a localização.

8- Informe se você também atende clientes fora do lugar informado.

9- Preencha com o contato da sua empresa.

10- Agora é só clicar em concluir e sua empresa já está cadastrada.

11- Para acessar todas as funcionalidades é preciso confirmar que você é dono da empresa na localidade cadastrada. Quando fizer isso, você poderá gerenciar totalmente sua Ficha, cadastrar descrição, horário de funcionamento entre outros.

Viu só como é simples cadastrar sua empresa? Não perca mais tempo, atualize hoje mesmo suas informações e não fique para trás da sua concorrência.  

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