Data Science para pequenas empresas

Qual a importância da análise de dados para o pequeno negócio?

Como você gestor ou dono do seu próprio negócio toma suas decisões?

a) Por meio da intuição e achismo.

b) Estrategicamente com base nos resultados passados e presentes. Se a resposta for “A”, sinto informar que você está se arriscando muito. Em plena transformação digital que estamos vivendo nos últimos anos, trabalhar com a sorte não é a melhor opção. Gerir um negócio sem utilizar os números reais podem causar muita dor de cabeça, até mesmo para micro ou pequenas empresas. Neste post, vamos ajuda-lo a refletir sobre a importância de gerir com foco em resultados e dar algumas dicas de como você pode implantar isso no seu pequeno negócio.

Afinal o que é análise de dados?

Traduzindo, a análise de dados é um trabalho dedicado a transformar elementos coletados em informações e soluções de problemas. Uma tarefa que não é tão simples, mas graças a tecnologia e informações disponíveis está cada vez mais acessível utilizar a inteligência para alavancar nas suas decisões e soluções. As fontes de coletas dessas informações podem ser inúmeras, desde e-mails, redes sociais, plataformas de gestão, ferramentas de automação, documentos e uma série de outras origens são capazes de gerar um alto nível de material desestruturado, mas muito útil.

Importância disso para minha empresa:

As vantagens de aplicar essa técnica em relação à eficiência empresarial são melhorias; em previsões de mercado e prognósticos, operações, gestão de talentos e identificação de problemas. Causando mais agilidade para a tomada de decisões, aumento da eficiência das operações, uso consciente de recursos, planejamentos competitivos para obter vantagens que agregam valor aos processos (internos e externos) e às soluções de problemas. Para os empreendedores a dica é aproveitar a explosão de dados disponíveis na internet, para auxiliar na melhoraria do desempenho dos negócios.

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Na prática:

– Trabalhar com a personalização ao analisar a fundo os hábitos, comportamentos e motivações dos clientes e assim criar produtos e serviços sob medida para as necessidades do público alvo, melhorando sua capacidade de satisfação dos clientes.- Personalização da oferta, oferecendo e divulgando para seu cliente, produtos que sejam próximos ao que ele já costuma comprar.- Antecipação de problemas ou ameaças, quase que prever o futuro com o máximo de precisão e identificas possíveis barreiras que estão à frente do tempo. Exemplo: Você tem uma pizzaria e por experiência sabe que no período de quinta-feira a domingo a demanda de pedidos é maior, por vivência também percebeu que em dias chuvosos os pedidos de entregas aumentam. Ao saber dessas informações é possível prever quando solicitar mais entregadores para suprir a possível demanda que terá em um determinado dia, e isso só analisando experiências passadas e a previsão do tempo.

– Aumentar a produtividade, também com bases em previsões futuras e já vivenciadas. Em qual época do ano você vende mais determinado produto ou serviço? Está desperdiçando recursos ou já deixou de vender por não ter se preparado?- Previsão de demandas e tendências. É preciso analisar os principais motivos que um cliente recorrente para de consumir seu produto ou serviço, com essas informações serão possíveis desenvolver soluções para evitar isso. Lembrando que as melhorias de usar essa técnica não são em curto prazo. Tenha em mente que a organização dos dados já coletados pela empresa é de extrema importância, depois é necessário passar por um processo de avaliação e por fim colocar em prática. Quando bem interpretado, algumas informações podem revolucionar a gestão empresarial. Por isso os empreendedores devem se preparar para essa nova onda, investindo em estudos e tecnologia para aperfeiçoar esse assunto.

Guia prático para começar a identificar problemas:

Por fim separamos três práticas básicas que pode ajudá-lo a analisar os dados para identificação de problemas, sendo;

1º exploração: é necessário investigar os fatos com a mente aberta, para extrair o máximo de referências possíveis.

2º geração de hipóteses sobre causas e teste de hipóteses: utilizar o novo conhecimento investigado para identificar as razões prováveis para o impasse;

3º eliminação de causas: utilizar os dados ou experimentos para verificar quais potenciais motivos contribuem significativamente para o problema.

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