Como tirar sua empresa do vermelho

7 dicas para mudar essa situação

Mais um ano se inicia e para muitos a esperança de uma nova chance para tirar seu negócio do vermelho. É visível que os impactos gerados pela pandemia fizeram o endividamento ser uma das únicas alternativas para não fechar as portas e diante de tal situação o começo de ano é sempre um dos melhores momentos para organizar as finanças e realizar um planejamento para sair desse cenário.

Pensando nisso desenvolvemos esse conteúdo para tratar de forma simplificado um assunto tão fundamental para qualquer gestor, seja para sair de um momento complicado, bem como não cometer erros que possam ser evitados. Tenha em mente que não basta sair cortando qualquer gasto, continue a leitura para conferir 7 dicas essenciais para fazer isso de forma descomplicada e inteligente.

Veja também o artigo sobre Gestão Financeira Empresarial!

Dicas:

1- Reconheça a atual situação

Nossa primeira dica é para analisar a atual situação financeira que seu empreendimento encontra. Para isso, defina todos seus gastos e para onde seu dinheiro está indo, só através da análise será possível identificar o que poderá ser cortado e preparar um bom planejamento financeiro.

Acompanhe seu fluxo de caixa, quanto mais detalhado melhor será a fonte de informação para análise de possíveis gargalos que estão atrapalhando o desempenho do seu negócio.

Provavelmente você já deve ter o controle dessas informações, mas caso ainda não tenha comece hoje mesmo com o auxílio com uma planilha grátis no Excel e à medida que as necessidades aumentarem contrate uma ferramenta focada nessa função.

Clique e descubra como conseguir uma planilha financeira grátis!

2- Não misture o pessoal com empresarial

Você já está cansado de ouvir isso, mas vamos reforçar. Tenha muita disciplina para não cometer esse erro, que ocorre principalmente em empresas micro, pequenas e familiares. É essencial para saúde do seu negócio saber os reais gastos e ao juntar com aos pessoais, a dificuldade em analisar sua atual situação e o que pode ser melhorado será redobrada. Além de que pode ser muito vantajoso aproveitar de planos corporativos, que geralmente compensam mais. 

3- Defina prioridades

Após realizar uma análise, defina quais as prioridades em relação à quitação das suas dívidas em atraso, as que ainda vão vencer e o que será comprado. Você pode utilizar critérios como a interrupção de fornecimento por parte dos fornecedores, as penalidades com atraso no pagamento, custo da dívida…

Lembre-se que o não pagamento e atraso de algumas obrigações são inviáveis, por exemplo, não deixe de pagar os tributos devidos, já que geram grande exposição a riscos que podem causar multas altíssimas e muita dor de cabeça.

ERP KIRON

4- Renegocie e peça desconto

Ao saber da sua atual situação é possível se preparar para negociar, muito cuidado para não deixar de cumprir o que foi acordado e assim gerar novas dívidas, por isso a importância do planejamento e ciência de todas as despesas fixas e previstas para o prazo de pagamento.

Utilize o Serasa Limpa Nome para consultar os débitos do seu CNPJ e negociá-los diretamente com as empresas participantes. Clique aqui para saber mais!

Serasa Limpa Nome para empresa

5- Corte gastos

Estude onde é viável cortar gastos e não adie mais para tomar essa decisão, como consequência será possível identificar despesas, mesmo que pequenas, que não são de tanta relevância para o negócio. Mesmo que pequenos, juntando todos os gastos ao final do mês a conta pode ser alta, deste modo é hora de cancelar aquela assinatura que não está sendo utilizada.

Planeje melhor suas compras, negocie preços, se necessário troque os fornecedores e diminua as despesas diárias como (água, energia elétrica, telefone etc.)

6- Não faça novas dívidas

Cuidado para não realizar novas dívidas com a ilusão de que isso vai ajudar e só sobrecarregar a bola de neve das suas despesas. Se for muito necessário tenha ciência de que isso será benéfico e inteligente para aumentar seu faturamento, se o dinheiro emprestado irá gerar “ganho maior do que o valor pago em juros”.

7- Invista em ajuda

O ideal é contar com ajuda de um profissional capacitado que irá estudar a fundo sua instituição. Sempre defendemos o quanto é importante a contratação de um contador para ajudar com questões tributárias que são tão essenciais e necessárias. Esse assunto pode ser complicado, principalmente para donos e gestores de micro ou pequenas empresas, que na maioria das vezes são responsáveis por várias funções. As chances de não ver resultado ou realizar escolhas erradas podem ser grandes quando se deixa de lado a consideração de um profissional capacita e experiente.

Outra dica extra é que sua organização conte com sistemas de Software especializados para gerir sua empresa. Esse investimento é necessário principalmente para economizar tempo, trabalhos manuais e garantir dados seguros para se planejar e tomar as melhores decisões.


Conheça as Soluções da Kiron

Curtiu esse post e quer saber como a Kiron Sistemas vem ajudando empresas com suas soluções? Clique para saber mais!

Entre em contato agora mesmo para conhecer ótimas soluções que cabem em seu bolso!

Deixe seu comentário abaixo! Acompanhe nossas redes sociais FacebookLinkedIn e Instagram.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.